top of page
Sérgio Fadul / Cruz Terra Santa

Nossa Senhora de Loreto


Padroeira dos aviadores e da aviação, intercessora pela casa própria


A casa onde viveu a Sagrada Família em Nazaré era uma relíquia conservada pelos católicos na Terra Santa. Era uma casinha pequena, feita de pedras à maneira que os nazarenos construíam. Sob aquele teto sagrado, "O anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo". Ali, São José ensinou Jesus o ofício da carpintaria. Ali, eles viveram em amor e felicidade. Ali, Jesus "crescia em estatura, em graça e em sabedoria diante do Senhor". Esta casa era um grande centro de peregrinações dos cristãos em Nazaré.


Milagre


Extraordinariamente, a Casa da Sagrada Família que ficava em Nazaré, Israel, foi transportada inteira, sem ser demolida, para a região de Loreto, na Itália. Trata-se de um fenômeno que permanece sem explicação científica e que demonstra a importância que o próprio Senhor dá a esta casa.


Conheça a história


Os muçulmanos tinham invadido a Terra Santa. Por onde passavam saqueavam e destruíam principalmente as igrejas católicas e os lugares santos. Então, no ano de 1291, antes da chegada dos muçulmanos em Nazaré, a Casa da Sagrada Família desapareceu inexplicavelmente de sua locação e "apareceu" na cidade de Tersatz, na Dalmácia, perto do mar Adriático, a milhares de quilômetros de Nazaré. Na ocasião, o sacerdote local, que estava muito doente, ficou curado instantaneamente e passou a anunciar a visita de Maria e sua casa na cidade. Ele teve uma visão de Nossa Senhora na qual ela afirmou: "Aquela é a casa onde Jesus foi concebido pelo espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré!".


Primeiras investigações


O povo começou a fazer peregrinações até à casa e graças começaram a acontecer. O governador local ficou impressionado com o fato, mas quis confirmar a versão do padre. Por isso, enviou quatro especialistas à Terra Santa para tirarem a prova de que aquela era a casa verdadeira.


Primeiras conclusões


Os especialistas encontraram em Nazaré somente os alicerces da casa e os nazarenos espantados com o desaparecimento da mesma. E, para espanto de todos, os alicerces tinham as medidas e o tamanho idênticos aos da casa que aparecera em Tersatz. Estes alicerces estão até hoje em Nazaré, na Basílica da Anunciação, onde recebem a visita de peregrinos de todo o mundo. E a casa que estava em Tersatz não apresentava sinais de ter sido demolida e reconstruída. Ao contrário, ela estava intacta como era conhecida em Nazaré. Então, concluíram que Deus, em sua infinita bondade, ordenou que seus anjos transportassem pelo ar a casa em que Nossa Senhora havia recebido a visita do anjo para anunciar a Salvação do mundo. Esse foi o primeiro milagre. A casa logo se tornou centro de peregrinações.


A casa é transportada novamente


Após ter ficado por mais de três anos da cidade de Tersatz, um novo milagre aconteceu. No dia 10 de dezembro de 1294, a casa milagrosamente levantou voo rumo ao mar Mediterrâneo e foi parar nos bosques de Loreto, na cidade de Recanati, Itália. Então os fiéis se lembraram de uma profecia de São Francisco de Assis: "Loreto será um dos locais mais sagrados do mundo. Lá será construída uma Basílica em honra a Nossa Senhora de Loreto". De fato, hoje há uma Basílica que foi construída em volta da casa. Esta Basílica é um dos maiores santuários da Europa.


Comprovação do milagre por estudos mais recentes


Vários estudos foram feitos a pedido da Igreja, envolvendo especialistas como engenheiros, arquitetos, físicos, historiadores e estudiosos. O espanto e admiração é geral, pois, quanto mais se estuda, mais se comprova que um grande milagre aconteceu envolvendo esta casa. Abaixo, veja um resumo das conclusões dos estudiosos:


Conclusões


1. A casa fica diretamente no chão, sem nenhuma base que a sustente, podendo passar uma barra de ferro em baixo dela.

2. As pedras de que é feita não existem na Itália, somente na Palestina, na região de Nazaré.

3. Sua porta é de cedro, madeira que não existe na Itália, sendo muito encontrada na Palestina.

4. O cimento que liga as pedras das paredes é de sulfato de cálcio e pó de carvão, muito usado na Palestina, usado no tempo de Jesus e desconhecido naquela época na Itália.

5. As medidas da casa são idênticas às da base que ficou em Nazaré.

6. A casa é pequena, mostrando a simplicidade da Sagrada Família, porem organizada, e com arquitetura simples, como do povo da época de Jesus.


Oração do Ângelus


Em Loreto, quando se reza a oração do Ângelus (O anjo do Senhor anunciou a Maria, e ela concebeu do Espírito Santo), se diz: "O anjo do Senhor, Aqui anunciou a Maria, e ela Aqui concebeu do Espírito Santo." Existe também a Ladainha Lauretana, ou a Ladainha de Loreto.


Padroeira dos aviadores


Por acreditarem que a casa da Sagrada Família foi transportada de Nazaré até Loreto pelos ares, sendo levada pelas mãos dos anjos, a Igreja atribuiu a Nossa Senhora de Loreto a proteção aos aviadores, que transportam pessoas, materiais e progresso também pelos ares. Por isso, o Papa Paulo VI pediu para que se fizesse uma oração especial para a proteção dos aviadores. Desde então, a imagem de Nossa Senhora de Loreto se encontra em vários aeroportos do mundo.


Oração à Padroeira dos aviadores


"Ó Maria, Rainha do Céu, gloriosa padroeira da aviação, ergue-se até vós nossa súplica. Somos pilotos e aviadores do mundo inteiro, e, arrojado aos caminhos do espaço, unindo em locos de solidariedade as nações e os continentes, queremos ser instrumentos vigilantes e responsáveis da paz e do progresso para nossas Pátrias. Em vós depositamos nossa confiança. Sabemos a quantos perigos se expõe a nossa vida. Por isso, velai por nós, Mãe piedosa durante os nossos vôos. Protegei-nos do árduo dever cotidiano, inspirai-nos os vigorosos pensamentos da virtude e fazei com que nos mantenhamos fiéis aos nossos compromissos de homens e de cristãos. Reacendei em nossos corações o anelo dos bens celestiais, vós que sois a Porta do Céu, e guiai-nos agora e sempre nas asas da fé, da esperança e do amor. Amém."


Oração a Nossa Senhora de Loreto


Ó virgem imaculada, é com viva fé que meditamos nos grandes mistérios que se realizam nesta tua casa de Nazaré, tão pobrezinha, transportada pelos anjos para as colinas de Loreto. Entre estas sagradas paredes, onde Tu foste concebida sem pecado, e adolescente vivestes da oração e do amor, o anjo te saudou chamando-te Cheia de Graça. Tu, respondestes com as milagrosas palavras que abriram o Céu e fizeram descer o Salvador do mundo. Junto a São José, na contemplação da palavra encarnada, na humildade e no trabalho, aqui serviste o Senhor, preparando o teu espírito para o grande sacrifício; com teu filho, terias oferecido no Calvário, a ti mesma, para se transformar em Mãe de todos os homens, remidos pelo sangue de Jesus. Depois de termos vivido em nossas casas na graça de Deus, como Tu o fizeste na sua, longe do pecado, obedientes à lei e a vontade divina, concede-nos ó Maria, que possamos um dia, morar na casa do Senhor, contigo, por toda a eternidade. Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós. Amém.


SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE NOSSA SENHORA DE LORETO


O fato


A história de Nossa Senhora de Loreto é, talvez, uma das mais surpreendentes da história do Cristianismo. Trata-se de uma devoção ligada à Casa de Nossa Senhora, chamada de 'Santa Casa'. É a casa de Nazaré, onde a Virgem Maria vivia quando o Anjo anunciou e 'ela concebeu do Espírito Santo'. É a casa onde Maria disse 'sim' a Deus, onde o Verbo de Deus, Jesus, se fez carne e viveu sua infância. O surpreendente está no fato de que esta casa 'desapareceu' de Nazaré e 'apareceu' em Tersato, na Dalmácia em 1291, antes que os muçulmanos chegassem até ela. Depois ela foi novamente 'transportada' para Recanati, na Itália, em 1294 e depois, no mesmo ano, para Loreto, também na Itália, onde está até hoje.


Mistério


Especialistas da construção civil, engenheiros, arquitetos, físicos e historiadores estudaram o fenômeno ao longo dos séculos e não encontraram uma explicação para o 'transporte' desta casa. A tradição conta que ela foi transportada por anjos de Deus. A casa tem a base idêntica à do alicerce da casa de Maria que se encontra na Basílica da Anunciação em Nazaré; é feita de pedras que só se encontram em Nazaré, é cimentada com uma massa que só se fazia em Nazaré e não apresenta sinais de demolição e reconstrução. Por tudo isso, o fenômeno de Loreto permanece um grande mistério.


Padroeira


A tradição diz que a Santa Casa foi transportada pelo ar, por anjos. Por isso, Nossa Senhora de Loreto é a Padroeira dos aviadores, da aviação, dos aeroviários, dos viajantes, dos construtores e trabalhadores da construção civil e intercessora pela casa própria.


A imagem de Nossa Senhora de Loreto


A imagem de Nossa Senhora de Loreto foi esculpida quando a casa ainda se encontrava na Terra Santa. Ela foi encontrada num pequeno nicho reservado a ela num lugar de destaque na casa. A imagem é toda feita em cedro do Líbano tendo um manto de pano todo adornado em joias. Em 1921 um incêndio destruiu a imagem original. Uma outra idêntica foi feita, com o mesmo material e abençoada pelo Papa Pio XI em 1922. A imagem é rica em símbolos. Vamos conhecê-los.


O traje de Nossa Senhora de Loreto


O traje de Nossa Senhora de Loreto tem um simbolismo importante, pois o Menino Jesus está 'dentro' dele com Maria. Isto simboliza a união que existe entre os dois. Maria não faz nada sem Jesus e nem diz nada que não seja da vontade do Senhor. Tudo o que ela faz e diz é aprovado pelo Senhor Deus; é feito em nome de Deus. Por outro lado, Jesus está presente no amor maternal de Maria para com toda a humanidade. Eles são 'Mãe e Filho' numa união mais que perfeita.


O triângulo vermelho com bordas em dourado


O triângulo vermelho com bordas em dourado no traje de Nossa Senhora de Loreto simboliza a Paixão de Cristo. O vermelho é símbolo do sangue e do martírio. O dourado é símbolo da realeza. Portanto, a Paixão que Cristo viverá será por sua livre vontade, pois ele é rei e pode fazer o que quiser.


As cinco manchas negras no traje de Nossa Senhora de Loreto


As cinco manchas negras no traje de Nossa Senhora de Loreto simbolizam as cinco chagas de Cristo. Na simbologia cristã o número cinco é o número do sacrifício.


Os dois corações e o Menino Jesus


Dentro de duas manchas negras do traje de Nossa Senhora de Loreto aparecem dois corações. Eles simbolizam o Pai e o Espírito Santo. Juntos com o Menino Jesus eles formam a Santíssima Trindade.


Os sete corações em chamas no traje de Nossa Senhora de Loreto


Os sete corações em chamas no traje de Nossa Senhora de Loreto simbolizam as sete dores de Nossa Senhora, a saber: 1. A profecia de Simeão: 'Uma espada transpassará teu coração'. (Lc, 2, 34-35); 2. A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mt, 2, 13-21);3. A perda e o encontro do Menino Jesus aos doze anos (Lc, 2, 41-51);4. O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lc, 23, 27-31);5. O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (Jo, 19, 25-27);6. Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mt, 27, 55-61);7. O sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lc, 23, 55-56).As coroas de Jesus e de Nossa Senhora de LoretoAs coroas do Menino Jesus e de Nossa Senhora de Loreto simbolizam a realeza dos dois. Maria é Rainha coroada no céu pela vontade de Deus, por causa de sua missão corredentora da humanidade. Jesus é o Rei do Universo por seu próprio poder. 'Por Ele todas as coisas foram feitas'.


As mãos do Menino Jesus


As mãos do Menino Jesus apresentam simbolismos importantes. A mão direita do Menino Jesus faz o gesto de abençoar, ensinando-nos que toda bênção vem dele. E sua mão esquerda sustenta o mundo, simbolizando que é Ele quem mantém o mundo vivendo e funcionando. Sobre o globo terrestre há uma cruz dourada simbolizando que só na cruz de Cristo o mundo encontrará vida e paz.


Oração a Nossa Senhora de Loreto


"Ó virgem imaculada, é com viva fé que meditamos nos grandes mistérios que se realizam nesta tua casa de Nazaré, tão pobrezinha, transportada pelos anjos para as colinas de Loreto. Entre estas sagradas paredes, onde Tu foste concebida sem pecado, e adolescente vivestes da oração e do amor, o anjo te saudou chamando-te Cheia de Graça. Tu, respondestes com as milagrosas palavras que abriram o Céu e fizeram descer o Salvador do mundo. Junto a São José, na contemplação da palavra encarnada, na humildade e no trabalho, aqui serviste o Senhor, preparando o teu espírito para o grande sacrifício; com teu filho, terias oferecido no Calvário, a ti mesma, para se transformar em Mãe de todos os homens, remidos pelo sangue de Jesus. Depois de termos vivido em nossas casas na graça de Deus, como Tu o fizeste na sua, longe do pecado, obedientes à lei e a vontade divina, concede-nos ó Maria, que possamos um dia, morar na casa do Senhor, contigo, por toda a eternidade. Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós. Amém."


MARTIROLÓGIO ROMANO

10/12


1. À Bem-aventurada Virgem Maria de Loreto, na Itália, cuja veneração instiga à contemplação do mistério da Encarnação do Verbo de Deus pela nossa salvação, ensinando-nos a reconhecer, com espírito sincero, a vocação cristã.


2. Em Mérida, na Lusitânia, atualmente na Espanha, Santa Eulália, virgem e mártir, que, segundo a tradição, sendo ainda jovem, não hesitou em oferecer a vida por Cristo.

(† c. 304)


3. Em Roma, no cemitério de Trasão, junto à Via Salária Nova, Santo Amaro, mártir, que o papa São Dâmaso celebra como uma criança inocente, a quem os tormentos não conseguiram afastar da fé.

(† c. s. IV)


4. Em Ancira, na Galácia, hoje Ancara, na Turquia, São Gemelo, mártir.

(† c. s. IV)


5. Em Roma, junto de São Pedro, São Gregório III, papa, que fomentou a pregação do Evangelho aos Germanos e, em oposição aos iconoclastas, adornou as igrejas da Urbe com sagradas imagens.

(† 741)


6*. No mosteiro de São Nicolau de Viotorito, na Calábria, região da Itália, São Lucas, bispo de Ísola di Cappo Rizzuto, que trabalhou incansavelmente pelo bem do povo e na formação dos monges.

(† 1114)


7*. Em Londres, na Inglaterra, os santos mártires Edmundo Gennings, presbítero, e Suituno Wels, que, durante a cruel perseguição da rainha Isabel I, condenados à pena capital – o primeiro por ser sacerdote e o segundo por lhe ter dado acolhimento –, foram pendurados à porta da sua casa e torturados até à morte.

(† 1591)


8. Também em Londres, os santos Polidoro Plasden e Eustácio White, presbíteros, e os beatos Brian Lacy, João Mason e Sídnei Hogdson, mártires, que no mesmo ano sofreram os mesmos suplícios em Tyburn, uns porque eram sacerdotes que entraram na Inglaterra, outros porque lhes prestaram auxílio.

(† 1591)


9. Também em Londres, dezanove anos depois, São João Roberts, da Ordem de São Bento, e o Beato Tomás Somers, presbíteros e mártires, que, no reinado de Jaime I, condenados por serem sacerdotes, foram enforcados, tendo abraçado os malfeitores ladrões submetidos ao mesmo patíbulo.

(† 1610)


10*. Em Turim, na Itália, o Beato Marcos António Durando, presbítero da Congregação das Missões, que fundou a Congregação das Irmãs de Jesus Nazareno, para prestar assistência aos enfermos e aos jovens abandonados.

(† 1880)


11*. Em Vallés, localidade da província de Valência, na Espanha, o Beato Gonçalo Viñes Masip, presbítero e mártir, que, durante a perseguição, consumaram o combate por Cristo.

(† 1936)


12*. Em Picadero de Paterna, localidade da mesma província da Espanha, os beatos mártires António Martin Hernández, presbítero, e Agostinho Garcia Calvo, religioso, ambos da Sociedade Salesiana, que, durante a mesma perseguição, pela fé em Cristo receberam a estola da glória.

(† 1936)

1.031 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page