Nossa Senhora do Bom Parto
Atualizado: 18 de dez. de 2023
Origens
Os nomes de Nossa Senhora “do Bom Parto”, “do Bom Sucesso” e “do Divino Parto” surgiram com a imagem da Virgem Negra de Paris, que era venerada na igreja de Saint-Etienne-des-Grès, em Paris. Ao longo dos anos, inúmeras famílias e principalmente gestantes invocam a proteção da virgem.
Uma fama mundial
A veneração a Nossa Senhora do Bom Parto está entre as mais famosas na França, em Portugal e na Espanha, além de diversos países.
Uma representação que mudou ao longo do tempo
Atualmente, a Virgem aparece nas imagens com a pele clara, porém, nas igrejas católicas mais antigas sua imagem pode ser encontrada com a pele morena. Isso ocorre porque antigamente a cor preta nas imagens religiosas simbolizava a fertilidade. Esse simbolismo foi mantido na imagem presente na igreja de Saint-Etienne-des-Grès, já que a representação da Virgem foi esculpida com pedra negra.
Devoção
Por ser considerada milagrosa, a igreja de Saint-Etienne-des-Grès é destino de inúmeras peregrinações durante todo o ano. A Virgem Mãe também é invocada quando ocorrem tragédias públicas e pessoais. Em homenagem a Ela, o Padre Cláudio Poullart dês Places fundou a Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria, em 1703, em conjunto com doze amigos pobres. A congregação cresceu rapidamente.
Venerada por autoridades
Diversas personalidades importantes da igreja já recorreram à Virgem em sua igreja em Paris, entre eles: São Tomás de Aquino; São Francisco de Sales, (Doutor da Igreja) e São Vicente de Paulo, que entregou à Virgem Negra de Paris sua imensa Obra de caridade, bem como seus Institutos.
Tragédia na Revolução Francesa
Ao longo da Revolução Francesa, a igreja de Saint-Etienne-des-Grès foi inúmeras vezes saqueada, sendo destruída ao final da guerra. No entanto, uma piedosa cristã comprou a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto e a escondeu muito bem. Um tempo depois, a mulher doou a imagem para as Irmãs Enfermeiras da Congregação de São Tomas de Vilanova, que foram responsáveis por construir uma nova capela em honra de Nossa Senhora do Bom Parto, em Neuilly. Assim, elas propagaram o culto e a devoção à Virgem.
Veneração no mundo e no Brasil
O culto à Virgem do Bom Parto foi mundialmente propagado pelos missionários espiritanos. Quando chegaram ao Brasil, no ano de 1885, eles se surpreenderam ao descobrir que Nossa Senhora do Bom Parto já era venerada aqui. Diversos registros mostram que a Virgem do Bom Parto era aqui venerada com a imagem de Nossa Senhora do Ó em uma igreja que foi construída no Rio de Janeiro em 1650. Junto à igreja funcionava também o Recanto do Bom Parto, que acolhia as gestantes excluídas da sociedade.
O início de uma devoção milenar
No livro de sua autoria entitulado “Os trinta títulos de Nossa Senhora”, Pe. Arlindo Rubert relata:
“Muitas mães aflitas, principalmente outrora quando não havia recursos médicos, ao chegarem à sua hora tinham momentos de angústia e recorriam confiantes àquela que em milagroso parto dera com felicidade à luz o Salvador do mundo. Sabe-se que, pelo menos a partir do século XVII, no Brasil, se honrava a Virgem Maria por ocasião da preparação da festa do Natal, que era precedida por novena e pregação em honra da expectativa do parto da Virgem Maria. Dizia-se também Nossa Senhora do Ó: “Ó Sabedoria…; Ó raiz de Jessé…; Ó chave de Davi…, etc.”
Nossa Senhora do Bom Parto no Brasil
Na capital carioca existia a linda igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, assim como existiam e existem capelas da Virgem em várias cidades e vilas, e todas são visitadas por muitos romeiros. Existem representações de Nossa Senhora do Bom Parto nas quais ela aparece de pé, com o Menino Jesus em seus braços, com várias gestantes ao seu redor pedindo-lhe proteção. Na Arquidiocese de São Paulo existe a Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, que fica no bairro Tatuapé.
Significado e simbologia
Nossa Senhora do Bom Parto é uma devoção muito antiga, da qual se tem notícia desde o Século XI. A representação veio passando por várias fases ao longo dos séculos e, hoje, temos esta, acima, que representa muito bem a devoção. Trata-se de uma devoção que nasceu daquele que, talvez, seja o momento mais importante da vida de qualquer mulher: o parto. Qual mulher não deseja ter por perto nessa hora a poderosa e doce Mãe, Maria, que também viveu a experiência da maternidade" Por isso, a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto é rica em símbolos. Vamos conhece-los.
Maria e o Menino Jesus
A representação de Nossa Senhora do Bom Parto Segurando o menino Jesus no colo tem alguns significados. Primeiro: ela O segura com o braço direito, simbolizando que Jesus quis precisar de uma mãe que o sustentasse e amparasse desde o nascimento até ä sua independência natural. Maria apoia o Menino com a mão esquerda, simbolizando a ternura e o carinho da Mãe sobre Jesus e sobre todos nós, também filhos de Maria.
As coroas de três círculos
Na representação, tanto Nossa Senhora quanto o Menino Jesus tem sobre a cabeça uma coroa dourada de três círculos. Esses três círculos simbolizam a Santíssima Trindade, Deus, Pai, filho e Espírito Santo. E a mensagem é: Maria é Mãe e intercessora em favor da humanidade por vontade divina. Foi Deus, Trindade, quem a colocou nesta posição. E a coroa no Menino Jesus representa sua divindade, lembrando-nos que Ele é uma das pessoas desta Trindade Santa.
O véu e a capa na cor azul
O véu e a capa de Nossa Senhora na cor azul simbolizam o céu e a verdade. O céu, porque nossa Mãe está no céu e de lá, intercede por nós. A verdade, porque o Filho que Ela gerou para a humanidade é o caminho, a verdade, e a vida. E esta Verdade que a Virgem Maria nos apresenta em seu colo.
A túnica branca de Nossa Senhora do Bom Parto
A túnica branca de Nossa Senhora do Bom Parto e do Menino Jesus simbolizam a pureza. A palavra pureza tem vários significados que se aplicam à vida espiritual: significa limpidez, transparência, nitidez; inocência, singeleza, sinceridade; pureza de sentimento; pureza de intenções; virgindade, castidade. Significa também finura, elegância; correção, perfeição. Tudo isso é o que representa a túnica branca de Nossa Senhora do Bom Parto e a do Menino Jesus.
Os detalhes em dourado
Os detalhes em dourado na roupa de Nossa Senhora e do Menino Jesus simbolizam a realeza espiritual e a divindade, no caso de Jesus. Maria não é uma "deusa", porém, é a mãe terrena do Filho de Deus. Por isso, ela passou a ser chamada de "Mãe de Deus".
A capa vermelha do Menino Jesus
A capa vermelha do Menino Jesus simbolizam o Sangue e a Paixão de Cristo. Como, para deus, não há tempo, o Menino Jesus já está entregue ao sofrimento e à Paixão. Como nos diz São Paulo: "Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." (Filipenses 2, 6-8)
Os bebês
Os bebês no céu, perto de Nossa Senhora e do Menino Jesus lembram-nos que o Pai nos conhece antes mesmo de nascermos: "Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações". (Jeremias 1,5) E, claro, os bebês nos falam de partos felizes, "bons partos" alcançados pela intercessão de Nossa Senhora.
As meninas
As meninas ajoelhadas em volta de Nossa Senhora nos lembram a veneração devida à nossa Mãe e a adoração prestada ao Menino Jesus no colo de Maria. Lembram-nos também mulheres, futuras mamães, que serão felizes em seus partos, com as bênçãos de Nossa Senhora.
Oração a Nossa Senhora do Bom Parto
"Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incómodos da maternidade, nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto. Olhai para mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebé nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila porque já sinto a vossa maternal proteção. Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!"
Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por nós!