top of page
Sérgio Fadul / Cruz Terra Santa

São Valério de Treviri (Tréveris)



Origens


Não se tem muita informação sobre São Valério de Treviri. Sabe-se, porém, que ele teria nascido no século III e morrido no século IV.


Vida religiosa


Segundo documentos pontifícios, Valério foi realmente bispo de Treviri e prestou um importante trabalho para a evangelização na Igreja de Roma. Primeiramente, ele auxiliou Eucario, o primeiro bispo de Treviri. Depois, colaborou com Materno. Eucario e Materno estão incluídos no Livro dos Santos, figurando como apóstolos de seu país natal, a Alemanha.


Como Jesus, ressuscitou o amigo


Nos registros oficiais do Vaticano do final dos anos 900, onde estão registradas as causas da santificação dos religiosos, encontra-se a seguinte definição sobre São Valério: “converteu multidões de pagãos e operou milagres singelos e expressivos”. Certamente o milagre de maior destaque foi o da ressurreição do amigo Materno, com apenas um toque de seu cajado episcopal.


Valério soube o dia de sua morte


Valério foi avisado em sonho por Eucario, seu companheiro de missão já falecido, que ele seria recebido no céu no dia 29 de janeiro. Valério faleceu no dia previsto, no começo do século IV. Não se sabe, porém, o ano de sua morte.


Culto e devoção


A fama da santidade de Valério aumentava a cada dia. As pessoas procuravam sua sepultura, onde faziam suas orações de agradecimento e de pedidos. O culto a São Valério se intensificava na medida em que novas igrejas eram construídas e dedicadas a ele, principalmente nas regiões de língua germânica. Ele se tornou o padroeiro de muitas cidades. Suas relíquias estão na Basílica de São Matias, numa urna de prata, em Treviri, atual cidade de Tries, na Alemanha.


Oração a São Valério de Treviri


“Inspirai-nos, o Deus de amor, pela intercessão de São Valério, o zelo pastoral pelos mais abandonados e necessitados de conversão. Por Cristo nosso Senhor. Amém. ”



MARTIROLÓGIO ROMANO

29/01


1. Em Edessa, no Osroene, na atual Turquia, os santos Sarbélio, presbítero, e Bebaia, sua irmã, que, segundo a tradição, foram conduzidos ao Batismo pelo bispo São Barsimeu e padeceram o martírio por Cristo.

(† c. 250)


2. Em Roma, junto à Via Nomentana, no cemitério Maior, os santos mártires Papias e Amaro, que eram soldados.

(† c. s. III)


3. Em Perúgia, na Úmbria, região da Itália, São Constâncio, bispo.

(† c. s. III)


4. Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, os santos Juventino e Maximino, mártires, que receberam a coroa do martírio no tempo do imperador Juliano Apóstata.

(† 363)


5. Em Tréveris, na Gália Bélgica, atualmente na Alemanha, São Valério, bispo, o segundo a ocupar esta sede episcopal.

(† s. III f.)


6. Perto de Antioquia, na Síria, atualmente na Turquia, Santo Afraates, anacoreta, nascido e educado na Pérsia, que, seguindo os passos dos magos, em Belém se converteu ao Senhor e, partindo para Edessa, se refugiou numa cabana fora dos muros da cidade; por fim, em Antioquia defendeu a fé católica contra os arianos, pela sua pregação e seus escritos.

(† c. 378)


7*. Na Bretanha Menor, atualmente na França, São Gildas o Sábio, abade, que escreveu sobre a destruição da Bretanha, lamentando as calamidades do seu povo e increpando o desatino dos príncipes e do clero. Segundo a tradição, fundou um mosteiro em Rhuys, junto à costa marítima, e morreu na ilha de Houat.

(† 570)


8. Em Bourges, na Aquitânia, na atual França, São Sulpício Severo, bispo, senador das Gálias, cuja sabedoria, zelo pastoral e empenho na renovação da observância religiosa louvou São Gregório de Tours.

(† 591)


9*. Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, a Beata Vilana de Bóttis, mãe de família, que, abandonando a vida mundana, tomou o hábito das Irmãs da Penitência de São Domingos e foi insigne na meditação de Cristo crucificado e na austeridade de vida, mendigando também esmolas nas ruas para ajudar os pobres.

(† 1361)


10♦. Em Miejsce Piestowe, na Polónia, o Beato Bronislau Markiewicz, presbítero da Sociedade Salesiana, fundador das duas congregações de São Miguel Arcanjo.

(† 1912)


11*. Em Bialystok, cidade da Polónia, a Beata Boleslava Maria Lament, virgem, que, num difícil período de instabilidade política, fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Sagrada Família, para fomentar a união dos cristãos, socorrer os marginados e formar as jovens na vida cristã.

(† 1946)

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page