São Vilibrardo
São Vilibrardo (Willibrord) (c 658 -. 07 de novembro 739) foi um santo missionário, conhecido como o "Apóstolo dos frísios "na moderna Holanda . Ele se tornou o primeiro bispo de Utrecht e morreu em Echternach, Luxemburgo .
Seu pai, Wilgils ou Hilgis, foi um anglo, um saxão , da Northumbria . Recém-convertido ao cristianismo, Wilgils confiou seu filho como oblato, à Abadia de Ripon , e retirou-se do mundo, para construção de um pequeno oratório, perto da foz do Humber , dedicado a Santo André . O rei e os nobres do bairro dotoram-no-o de propriedades, até que ele foi finalmente capaz de construir uma igreja sobre a qual Alcuíno depois governou.
São Vilibrardo cresceu sob a influência de São Wilfrid , bispo de York. Mais tarde, ele se juntou aos beneditinos . Ele passou os anos entre as idades de 20 e 32 na Abadia de Rathmelsigi , que era um centro de aprendizagem europeu no século 7.
Frisia
Durante este tempo ele estudou sob São Egbert , que ele e onze companheiros enviados para cristianizar as tribos germânicas do Norte pagãos da Frisia, a pedido de Pepino de Herstal , austrasiano prefeito do palácio , que tinha nominal soberania sobre a região.
São Vilibrardo viajou a Roma duas vezes. Em 21 de Novembro 695, na Igreja de Santa Cecília em Trastevere , o Papa Sérgio I deu-lhe um pálio e consagrou-o como bispo dos frísios.
Ele voltou para a Frísia para pregar e estabelecer igrejas, entre elas um mosteiro em Utrecht, onde ele construiu sua catedral. São Vilibrardo é contado como o primeiro bispo de Utrecht .
Em 698, ele estabeleceu a Abadia de Echternach no lugar de uma vila romana em Echternach , que foi doada a ele pela mãe-de-lei de Pepino, Irmina de Oeren , a esposa de seneschal e Conde Palatino Hugobert .
Após Hugobert morrer, Irmina fundou um convento beneditino em Horren em Trier. Quando uma praga ameaçava sua comunidade, ela ganhou a ajuda de São Vilibrardo; e quando a peste passou, ela deu a São Vilibrardo as terras para sua abadia em Echternach.
Pepino de Herstal morreu em 714
Em 716 o pagão Radbod, rei dos frísios , retomaram a posse de Frisia, queimando igrejas e matando muitos missionários.
São Vilibrardo e seus monges foram forçados a fugir. Após a morte de Radbod em 719, Vilibrardo voltou a retomar o seu trabalho, sob a proteção de Charles Martel .
Winfrido, mais conhecido como Bonifácio , juntou-se a São Vilibrardo e permaneceu por três anos, antes de viajar para pregar em território germânico.
Veneração
São Vilibrardo morreu no dia 07 de novembro 739 na idade de oitenta e um, e de acordo com o seu desejo, foi sepultado em Echternach. Ele foi rapidamente considerado um santo.
Suas rotas missionárias, poços e fontes onde costumava batizar são visitados pelo povo, para solicitar a cura de várias doenças nervosas, especialmente das crianças.
Na Igreja Católica Romana seu dia de festa é celebrado no dia 07 de novembro fora da Inglaterra, mas em 29 de novembro, na Inglaterra, por ordem do Papa Leão XIII .
Numerosos milagres e as relíquias foram atribuídas a ele. Em uma ocasião, o transporte de suas relíquias foi celebrado por "cinco bispos, dois guardas suíços, 16 porta-estandartes, 3045 cantores, 136 sacerdotes, 426 músicos, dançarinos, 15.085 e 2.032 jogadores ".
Uma Procissão Dançante continua a ser realizada em Echternach a cada ano na terça-feira depois de Pentecostes, e atrai milhares de participantes e igual número de espectadores, para honrar a memória de um santo que é muitas vezes chamado o apóstolo dos países do Benelux.
Observação sobre as fontes de informação do Santo
A Vida de São Vilibrardo foi escrita por Alcuíno e dedicada ao Abade de Echternach. Alcuíno provavelmente fez uso de um escrito mais antigo, de um monge britânico, que agora está perdido.
Bede também faz menção de Vilibrardo.
Nada escrito por São Vilibrardo pode ser encontrado, além de uma nota marginal no Calendário de Echternach dando alguns dados cronológicos.
Uma cópia dos Evangelhos ( Bibliothèque National , Paris, 9389), sob o nome de São Vilibrardo é um codex irlandês , sem dúvida, trazido por Vilibrardo da Irlanda.
Em 752/753 Bonifácio escreveu uma carta ao Papa Estêvão II , em que é dito que São Vilibrardo destruiu os santuários pagãos frísios e templos.
MARTIROLÓGIO ROMANO
07/11
1. Em Pádua, na Venécia, hoje no Véneto, região da Itália, São Prosdócimo, que é considerado o primeiro bispo desta Igreja.
(† s. III)
2. Em Neocesareia, no Ponto, hoje Niksar, na atual Turquia, Santo Atenodoro, bispo, irmão de São Gregório Taumaturgo, tão eminente nas ciências divinas que, apesar da sua juventude, foi considerado digno de exercer o ministério episcopal.
(† s. III)
3. Em Albi, na Aquitânia, atualmente na França, a comemoração de Santo Amaranto, mártir.
(† c. s. III)
4. Em Melitene, na Arménia, hoje Malatya, na Turquia, os santos Hierão e muitos seus companheiros, mártires.
(† s. IV)
5. Em Perúgia, na Úmbria, região da Itália, Santo Herculano, bispo e mártir, que, por ordem de Totila, rei dos Godos, foi decapitado.
(† 548)
6*. Em Tours, na Nêustria, hoje na França, São Baldo, bispo, que distribuiu em esmolas para os pobres o dinheiro que lhe tinha deixado o seu predecessor.
(† c. 552)
7*. No lugar depois chamado Congresbury, na Inglaterra, São Cungaro, abade, bretão de nascimento, em cujo nome se honram muitas povoações e igrejas.
(† s. VI)
8. Em Estrasburgo, na Borgonha, na hodierna França, a comemoração de São Florêncio, bispo, que sucedeu a Santo Argobasto.
(† a. 614)
9. Em Echternach, na Austrásia, hoje no Luxemburgo, o sepultamento de São Vilibrardo, que, de origem inglesa, foi ordenado bispo de Utrecht pelo papa São Sérgio I, pregou o Evangelho na Frísia e na Dinamarca e fundou sedes episcopais e mosteiros, até que, extenuado pelo trabalho e debilitado pela idade, adormeceu no Senhor dentro dos muros do mosteiro que tinha construído.
(† 739)
10*. No monte Galésio, próximo de Éfeso, em território da atual Turquia, São Lázaro, estilita, que viveu em vários lugares durante muitos anos sobre a coluna, suportando peças de ferro e cadeias, sustentado apenas a pão e água, e com esta forma de vida atraiu a si muitos fiéis.
(† 1054)
11. Em Colónia, na Lotaríngia, atualmente na Alemanha, Santo Engelberto, bispo e mártir, que, por defender a justiça e a liberdade da Igreja, foi interceptado no caminho e espancado até à morte por uns sicários.
(† 1225)
12*. Em Pófi, localidade do Lácio, região da Itália, o Beato António Baldinúcci, presbítero da Companhia de Jesus, que se dedicou totalmente à pregação das missões populares.
(† 1717)
13*. Em Ket Cho, cidade do Tonquim, agora no Vietnam, os santos Jacinto Castañeda e Vicente Lê Quang Liêm, presbíteros da Ordem dos Pregadores e mártires, que, sob o regime de Trinh Sâm, coroaram os trabalhos evangélicos com o derramamento do seu sangue.
(† 1773)
14. Em Zunyi, localidade do Guizhou, província da China, São Pedro Wu Guosheng, catequista e mártir, que foi estrangulado por causa da sua fé em Cristo.
(† 1814)
15. Em Cremona, na Itália, São Vicente Gróssi, presbítero, que, dedicado ao ministério paroquial, fundou o Instituto das Filhas do Oratório.
(† 1917)
16♦. Em Paracuellos del Jarama, localidade próxima de Madrid, na Espanha, os beatos mártires Alfredo Fanjul Acebal, presbítero da Ordem dos Pregadores e companheiros[1] mártires, que, durante a perseguição contra a fé cristã, derramaram o seu sangue por Cristo.
[1] São estes os seus nomes: Isabelino Carmona Fernández, João Mendilbelzua Ocerin e Vicente Rodríguez Fernández, presbíteros da Ordem dos Pregadores, José Delgado Pérez, religioso da Ordem dos Pregadores e Manuel Martin Pérez, religioso da Sociedade Salesiana.
(† 1936)
17♦. Também em Paracuellos de Jarama, o beato José Vega Riaño, presbítero da Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada e mártir, que, em tempo de perseguição religiosa, consumou o seu combate pela fé.
(† 1936)
18♦. Em Soto de Aldovea, localidade da província de Madrid, na Espanha, o Beato Serviliano Riaño, religioso da Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada e mártir, que, por Cristo e pela Igreja, foi assassinado durante a perseguição religiosa.
(† 1936)
コメント